Full 1
Descobre Viana
CIDADE DE PAIXÕES
Full 1

Data

8 e 9 de abril de 2021

Local

Online

Oradores

26 Profissionais

Viana do Castelo / Cidade de Paixões

Este ano, no ENETUR, vais ficar a conhecer uma Viana do Castelo em formato digital. Não é o ideal, não é… mas o nosso plano é deixar-te a pulga atrás da orelha para que, assim que seja possível, venhas a correr visitar-nos! Somos estudantes de Turismo de sangue e de coração e portanto nada de nos dá mais gosto do que poder receber-te na nossa cidade e mostrar-te todos os cantos e recantos deste lugar especial a que chamamos casa. Acredita que não te vais arrepender!

1ª parte do nosso plano. As nossas recomendações sobre as atrações da cidade que não podes perder:

MUSEUS E ARQUEOLOGIA

Visita aos Museus e os núcleos arqueológicos que comprovam a ocupação da cidade desde a Idade do Ferro. Entre eles:

Alt

Museu do Traje: cuja a missão é estudar e divulgar a identidade e o património etnográfico vianense através do traje à vianesa.

Alt

Museu-Hospital Gil Eanes: Este navio apoiou, durante décadas, a frota bacalhoeira portuguesa que atuava nos bancos da Terra Nova e Gronelândia. Desactivada, ficou a apodrecer nas docas de Lisboa, durante muitos anos, até que a 31 de janeiro de 1998, foi recebido festivamente na Foz do Lima, onde, depois de limpo e restaurado, foi aberto ao público em 19 de agosto de 1998, assumindo-se como polo de atratividade para Viana do Castelo.

Alt

Casa dos Nichos: Um edifício do século XV que acolhe um espólio arqueológico do concelho desde a pré-história até à formação da nacionalidade e ao aparecimento da vila de Viana.

RUAS E AVENIDAS

São também lugares de passagem obrigatória, a Avenida dos Combatentes, a avenida principal da cidade, a florida Praça da Républica, a Foz que te oferece um passeio extremamente agradável junto ao rio e por onde passas por jardins e monumentos como o Monumento “Ao 25 de Abril”. A nível religioso não podes mesmo perder o Templo do Sagrado Coração de Jesus, mais conhecido por Santuário de Santa Luzia, no qual consegues contemplar, a nosso ver, a vista panorâmica mais bonita do mundo!

NATUREZA

Não nos podemos esquecer ainda do valor patrimonial, natural e paisagístico da cidade. Somos conhecidos pela náutica e já por isso, podes encontrar as lindas praias do Cabedelo e da Amorosa, lugares privilegiados para a prática de surf, windsurf e kitesurf.

CULTURA

Além disso, ao longo do ano existem concertos pelas ruas de Viana, como o “Viana Bate Forte”, festivais de música como o “Neopop”, a romaria da Nossa Senhora da Agonia que conta com desfiles das emblemáticas mulheres de Viana trajadas a rigor, tapetes de sal que cobrem o chão de Viana da forma mais colorida e artística,  e os nossos Cabeçudos, uma das marcas primorosas da nossa linda cidade. Ocorrem também atividades culturais e recreativas que ao longo do ano trazem muita animação. Posto isto, tens mais do que motivos suficientes para nos vires visitar!

2ª parte do nosso plano / Um guia para conheceres Viana como nós

Como estudantes, sabemos que não bastam as típicas visitas à cidade. Por isso aconselhamos-te a ter uma experiência autêntica, tal como nós. Do que estás à espera? Entra no comboio e vem desfrutar!

Percorre a Avenida dos Combatentes e descobre todas as ruas e ruelas que te levam até à foz do rio. Depois, tens permissão para comeres uma Bola de Berlim do Zé Natário (mas só uma, estamos a ver-te!). Depois, para um belo brunch, segue até à Praça da República, onde encontras a Sé Velha e conhece o La Família, um café boutique onde encontras sempre alguém a estudar enquanto bebe o seu cappuccino e desfruta de umas boas panquecas.

As ruas da cidade são repletas de flores e têm uma beleza única, bem como espaços a explorar onde podes tirar as fotos mais trendy.

No final da Avenida principal, encontras o posto de turismo, onde além de poderes encontrar toda a informação que necessitas para um dia bem passado, podes alugar diversos meios de transporte, desde bicicletas “bianinhas”, a quadriciclos e trotinetes eléctricas.

Ainda assim, percorrer Viana a pé também é uma ótima opção, já que se trata de uma área relativamente pequena, mas com muito para oferecer! Já a noite estudantil é junto ao rio, onde se abraça a vista fluvial, ora no café Foz onde podes fazer karaoke, ora no DCB – Double Concept Bar, onde a juventude se encontra para conviver, beber e dançar.

Vais mesmo perder esta experiência? O nosso plano resultou? Contamos com a tua visita!

Subscreve a nossa newsletter / Acompanha a criação do ENETUR!



Contactos / Fala connosco

Av. do Atlântico,
4900-348 Viana do Castelo

geral@enetur.pt